Você está aqui

Comportamento dos Condutores Brasileiros de Carros Flex na Escolha do Combustível

Data de publicação: 
seg, 10/11/2014

Estudo avalia o comportamento dos proprietários de carros flex ao decidirem se usam gasolina ou etanol quando abastecem o carro. Foi realizado pela EPE – Empresa de Pesquisa Energética em fevereiro de 2013 e entrevistou 800 pessoas em 8 cidades.

Citações

“Os veículos flex fuel são associados principalmente à ideia de economia para o consumidor e possibilidade de escolha do combustível. De acordo com a opinião dos entrevistados, o poder de escolha entre o etanol e a gasolina traz a possibilidade de economia ao consumidor, que pode optar pelo combustível mais favorável.”

“Em todas as cidades estudadas, a relação de 70% (setenta por cento) entre os preços do etanol e da gasolina é utilizada como referência para escolha do combustível.”

"(...) quando Pe/Pg (Preço do etanol/Preço da gasolina) corresponde a 70%, o consumo relativo de etanol em Recife é de 73,3%. Entretanto, para esta mesma relação de preços, Porto Alegre apresenta um consumo de 41,8%. Tratam-se, assim, de consumos relativos distintos, que, neste caso, refletem principalmente a diferença de clima entre as duas regiões.

Outro ponto interessante refere-se aos consumidores “cativos”11. Observa-se que em São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas, quando o preço do etanol é igual ao preço da gasolina, aproximadamente 10% dos consumidores ainda abastecem com o biocombustível e, no Rio de Janeiro, este percentual chega a 11,5%. Para a mesma situação de preços, em Salvador e Porto Alegre, este percentual situa-se em 5% e 2,3%, respectivamente.

Por outro lado, mesmo quando o preço do etanol é apenas 30% do preço da gasolina C, ainda há uma parcela de consumidores que continuam preferindo abastecer somente com gasolina. Esta parcela representa 9,5% dos entrevistados em Porto Alegre, contra 1,5% em São Paulo, conforme Gráfico 15, que ilustra os dados da pesquisa coletados em cada município."

“É importante ressaltar que, em apenas um grupo de discussão, citou-se espontaneamente a variável “preservação ambiental”. Quando provocados, porém, foi possível notar a preocupação com o meio ambiente entre os entrevistados, que, em maioria absoluta, associam o etanol com um menor impacto ambiental.”

Leia mais em www.epe.gov.br/petroleo

Gráfico 15 - Diferenças Regionais Pe/Pg - dados de pesquisa
Gráfico 15 - Diferenças Regionais Pe/Pg - dados de pesquisa