Você está aqui

Workshop Etanol Eficiente, no BNDES

Data de publicação: 
qui, 29/01/2015

A superintendência industrial do BNDES organizou, na tarde de 12 de janeiro de 2015, o Workshop Etanol Eficiente, para discutir as possibilidades e o interesse em aumentar a eficiência energética no uso do etanol automotivo no Brasil.

O evento foi aberto pelo Superintendente da Área Industrial do BNDES, Maurício Neves. Em seguida, o Gerente do Dpto. das Industrias Metal-Mecânica e de Mobilidade, Bernardo Hauch Ribeiro de Castro, deu início às apresentações, com o programa do evento.

Seguiu-se a palestra de Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE, que apresentou as teses do Programa Etanol Eficiente – PrEE, sobre o interesse de se voltar a vender carros a etanol e de substituir, por etanol, o diesel usado na agroindústria da cana.

Veja a palestra “Carro a Etanol – Uma Nova Perspectiva”

Em seguida, o prof. José Guilherme Baêta apresentou os trabalhos que tem desenvolvido junto à iniciativa privada, e como professor da EFMG, sobre o potencial e características de um motor Otto, otimizado para uso do etanol.

Finalizando, os sistemistas da Bosch apresentaram os trabalhos desenvolvidos e em desenvolvimento sobre o uso do etanol, na palestra “Tecnologias Bosch para Etanol“. Foram analisadas as possibilidades relacionadas aos motores ciclo diesel, por Mário Massagardi, e aos motores ciclo Otto por Fábio Ferreira.

Veja a palestra “Tecnologias Bosch para Etanol”