Você está aqui

Segundo Seminário Internacional Sobre Uso Eficiente do Etanol

Data de publicação: 
qui, 09/04/2015

O Seminário vai acontecer nos dias 17 e 18 de setembro no Auditório Centro de Treinamento BNDES, no Rio de Janeiro. Organizado pelo INEE e pelo IBESC, tem o apoio da ANP, BNDES, BID, SAE BRASIL e UNICA.

As vantagens ambientais do etanol em relação a outros combustíveis automotivos são bem conhecidas. Sabe-se também que o etanol tem um poder calorífico por litro 30% menor que o da gasolina. É menos divulgado, porém, que, devido a outras características, o seu desempenho em um motor apropriado pode ser bem melhor, o que aumentaria sua competitividade com a gasolina.

Embora no Brasil cerca de cinco milhões de carros sejam abastecidos apenas com etanol, estes, na maioria, são “flex”; usam motores essencialmente projetados para gasolina adaptados para funcionar com etanol, porém com eficiência inferior à potencial. Atualmente, enquanto 20% dos modelos oferecidos são apenas a gasolina, não há oferta de carros a etanol.

O Seminário visa o exame e reconhecimento da competitividade do etanol. Irá discutir até que ponto os “flex” podem ser aperfeiçoados para terem maior eficiência no uso do mesmo e a possibilidade do Brasil voltar a produzir carros a etanol. Apresentará, ainda, a possibilidade de substituir diesel por etanol em veículos pesados, tema da maior importância para o setor de cana, que depende fortemente do diesel para a plantação, colheita e transporte da cana. O uso eficiente do etanol veicular afeta positivamente a economia dos consumidores e de todos os agentes ao longo da sua cadeia de produção e transformações, contribuindo para revigorar o único combustível renovável e para diversificar a produção da indústria automotiva, tendo também em vista novos mercados em outros países.

Acesse o Programa do II Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol, em anexo. As inscrições poderão ser feitas através do site do evento.

 

Público alvo

Agroindústria da cana, indústria automotiva, sistemistas, investidores institucionais, agências financeiras, agências reguladoras, licenciadoras e financiadoras e planejadoras dos Governos Federal, Estadual e Municipal relacionadas aos temas de energia e meio ambiente e centros de ensino e pesquisa.

 

Sobre o INEE

Criado em 1994, o INEE promove e desenvolve ações para caracterizar e racionalizar as cadeias energéticas, das fontes primárias ao uso final. Em sua atuação, o INEE procura contribuir para eliminar imperfeições de mercado que levam ao desperdício de energia. Uma das linhas relevantes tem sido o aumento da eficiência nas cadeias energéticas da biomassa, tanto da cana de açúcar quanto a da lenha, com a melhora de práticas de produção e redução de barreiras comerciais, de modo a liberar potenciais importantes para a economia e reduzir agressões ao meio ambiente do país (www.inee.org.br).

 

Sobre o IBESC

O Instituto BESC de Humanidades e Economia tem realizado significativos trabalhos na arregimentação de instituições, empresários, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos três níveis da Federação, além de estudiosos e estudantes, para a discussão de relevantes temas econômicos, sociais e culturais, no Brasil e no exterior. (www.institutobesc.org)

II Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol
II Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol
O II Seminário Internacional Sobre Uso Eficiente do Etanol vai acontecer nos dias 17 e 18 de setembro no Auditório Centro de Treinamento BNDES, no Rio de Janeiro.
O II Seminário Internacional Sobre Uso Eficiente do Etanol vai acontecer nos dias 17 e 18 de setembro no Auditório Centro de Treinamento BNDES, no Rio de Janeiro.