Você está aqui

Resumo do Seminário Etanol Eficiente

qua, 14/10/2015
Autor(es): 

Jayme Buarque de Hollanda - Diretor Geral do INEE; Secretário Executivo do PrEE - Programa Etanol Eficiente

Em 17 e 18 de setembro de 2015 foi realizado o II Seminário Internacional Sobre Uso Eficiente do Etanol, uma iniciativa INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética para identificar e discutir as principais questões que dificultam o aumento da eficiência no uso do etanol. O evento, uma das atividades do PrEE – Programa do Etanol Eficiente, contou com o apoio do BNDES e do BID e suportes da UNICA e da SAE. A seguir, um resumo do evento, elaborado pelo INEE. Mais informações e detalhes podem ser obtidas no site http://www.inee.org.br/etanoleficiente/programacao.html.

Inicialmente, foram examinadas as perspectivas do etanol como combustível automotivo, no Brasil. As projeções da Agência Nacional do Petróleo - ANP indicam um déficit de oferta de combustíveis para motores do Ciclo Otto, de 200 a 600 mil barris por dia de gasolina equivalente em 2024. Tendo em vista as limitações para a produção nacional de gasolina e dificuldades logísticas, o etanol deverá ter importância crescente na próxima década.

A oferta de etanol, após anos difíceis, por outro lado, mostra efetivo potencial de atendimento da nova demanda, em grande parte aumentando a produtividade agro-industrial do setor de cana , reestabelecendo condições básicas, fiscais e regulatórias e, além disso, acarretando inúmeras externalidades positivas .

Leia o Resumo completo, acessando o arquivo em anexo.