Considerações sobre veículo elétrico com célula a combustível a etanol com foco principal nos aspectos tecnológicos.
Fiat desiste de lançar motor 1.3 turbo a álcool super eficiente no Brasil
A Stellantis, nova controladora da FIAT descontinua a iniciativa para aumentar a eficiência no uso do etanol no Brasil. O INEE discute ações para reverter esse tipo de decisão.
Estadão: Etanol é aposta enquanto elétrico não vem
"Montadoras trabalham em projetos com o combustível para atender às metas de eficiência energética até elétrico ser viável economicamente."
UOL: Fiat vai lançar carros apenas a etanol
Dez dias atrás, a FCA do Brasil trouxe seu CEO global, Mike Manley, para sequência de anúncios importantes envolvendo as três principais fábricas no país: investimentos para novos modelos em Goiana (PE) e Betim (MG); e fabricação de nova linha de motores em Betim e Campo Largo (PR).
Quatro Rodas, Autos Segredos: Segredo- FCA terá motores a etanol
"Além dos T3 e T4, a unidade produzirá um motor inédito com turbo movido somente a etanol. Segundo a FCA, o objetivo é reduzir o gap de consumo do etanol em relação à gasolina, que é de 30% atualmente, para obter um motor de alta eficiência energética e baixo impacto ambiental. "
INEE: Substituindo Diesel por Etanol, um resumo do IV Seminário sobre Uso Eficiente do Etanol
Embora o evento não tivesse um caráter conclusivo, o INEE entende que o presente texto resume a essência dos aspectos apresentados pelos palestrantes.
Palestras do IV Seminário sobre Uso Eficiente do Etanol
INEE divulga as palestras do Seminário.
INEE divulga programa do IV Seminário sobre Uso Eficiente do Etanol
O evento será realizado em 25 de outubro, no Jundiaí Tech Center da Mahle, com o patrocínio da Mahle e da Copersucar.
O artigo analisa a importância e o interesse do retorno da fabricação de carros puramente a etanol, no Brasil.
Apesar da densidade energética do etanol ser bem menor que a do diesel, essa substituição é possível. O artigo mostra em que condições.
É preciso romper o ciclo vicioso em que montadoras não oferecem veículos adequados ao etanol e os compradores, por desconhecerem suas vantagens, não demandem esses carros. O INEE busca dar sua contribuição chamando a atenção para as virtudes esquecidas do etanol.
O artigo apresenta a preocupação do autor em relação à percepção de muitos quanto ao etanol ser um combustível de segunda linha e que o carro elétrico pode determinar o seu fim como combustível. Apresenta algumas ações para tornar realidade o uso eficiente deste combustível.
A FIAT levantou um empréstimo junto ao BNDES, para desenvolver um motor a etanol de alta eficiência destinado a carros médios e populares, para lançamento em 2016. Onde está o carro?
O novo motor vai equipar um carro INFINITY (linha de carros de luxo do Grupo NISSAN), que será comercializado em 2017.