Etanol Eficiente é um programa do INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética que tem por objetivo fomentar o aumento da eficiência energética do uso automotivo do etanol.
Notícias

Estadão: Etanol é aposta enquanto elétrico não vem

seg, 02/12/2019

"Montadoras trabalham em projetos com o combustível para atender às metas de eficiência energética até elétrico ser viável economicamente."

 

UOL: Fiat vai lançar carros apenas a etanol

seg, 03/06/2019

Dez dias atrás, a FCA do Brasil trouxe seu CEO global, Mike Manley, para sequência de anúncios importantes envolvendo as três principais fábricas no país: investimentos para novos modelos em Goiana (PE) e Betim (MG); e fabricação de nova linha de motores em Betim e Campo Largo (PR). 

 

Quatro Rodas, Autos Segredos: Segredo- FCA terá motores a etanol

qua, 22/05/2019

 "Além dos T3 e T4, a unidade produzirá um motor inédito com turbo movido somente a etanol. Segundo a FCA, o objetivo é reduzir o gap de consumo do etanol em relação à gasolina, que é de 30% atualmente, para obter um motor de alta eficiência energética e baixo impacto ambiental.  "

INEE: Substituindo Diesel por Etanol, um resumo do IV Seminário sobre Uso Eficiente do Etanol

seg, 06/11/2017

Embora o evento não tivesse um caráter conclusivo, o INEE entende que o presente texto resume a essência dos aspectos apresentados pelos palestrantes.

Palestras do IV Seminário sobre Uso Eficiente do Etanol

qui, 26/10/2017

INEE divulga as palestras do Seminário.

INEE divulga programa do IV Seminário sobre Uso Eficiente do Etanol

ter, 19/09/2017

O evento será realizado em 25 de outubro, no Jundiaí Tech Center da Mahle, com o patrocínio da Mahle e da Copersucar. 

Inscrições abertas para o IV Seminário Sobre Uso Eficiente do Etanol

sex, 11/08/2017

O Seminário será realizado em 25 de outubro, no Jundiaí Tech Center da Mahle, com o patrocínio da Mahle e da Copersucar. 

Artigos
Eduardo Serra

Considerações sobre veículo elétrico com célula a combustível a etanol com foco principal nos aspectos tecnológicos.

Jayme Buarque de Hollanda

O artigo analisa a importância e o interesse do retorno da fabricação de carros puramente a etanol, no Brasil.

Jayme Buarque de Hollanda

Apesar da densidade energética do etanol ser bem menor que a do diesel, essa substituição é possível. O artigo mostra em que condições.

Jayme Buarque de Hollanda

É preciso romper o ciclo vicioso em que montadoras não oferecem veículos adequados ao etanol e os compradores, por desconhecerem suas vantagens, não demandem esses carros. O INEE busca dar sua contribuição chamando a atenção para as virtudes esquecidas do etanol. 

Jayme Buarque de Hollanda

O artigo apresenta a preocupação do autor em relação à percepção de muitos quanto ao etanol ser um combustível de segunda linha e que o carro elétrico pode determinar o seu fim como combustível. Apresenta algumas ações para tornar realidade o uso eficiente deste combustível.

Jayme Buarque de Hollanda

A FIAT levantou um empréstimo junto ao BNDES, para desenvolver um motor a etanol de alta eficiência destinado a carros médios e populares, para lançamento em 2016. Onde está o carro?

Jayme Buarque de Hollanda

O aumento de eficiência no uso do etanol veicular no Brasil, em curto prazo, vai depender de um melhor conhecimento desse combustível.

Carros a Etanol e Flex

Carros flex usam motores a gasolina que suportam o etanol sem aproveitar suas características que ensejam maior eficiência energética.

Tanto a gasolina quanto o etanol hidratado (EH) podem ser usados em motores tipo “Otto”, em que a combustão da mistura de ar e combustível é provocada por uma centelha elétrica. Seu desempenho depende das propriedades físico-químicas de cada combustível, que são diferentes.

O mito dos 70%

O uso do etanol nos flex é prejudicado pelo falso conceito de que esse combustível só é competitivo se custar até 70% do preço da gasolina.

Levantamento da EPE mostra que apenas 4% dos proprietários de flex decidem pelo uso do etanol por convicção ambiental. A escolha do combustível na maioria dos casos é feita considerando os preços dos combustíveis e uma relação de paridade de custos operacionais, que estabelece a condição de indiferença no uso de um ou outro combustível. 

Etanol: Crise e Oportunidades

O etanol é o mais efetivo e competitivo combustível na substituição de parte da gasolina.

Seus desenvolvimentos em curso indicam elevado potencial de ganhos da produção ao uso final.